domingo, 15 de abril de 2012

Experiências históricas


Experiências Históricas

No século XVII foram feitas alguma experiências que ficaram marcadas envolvendo pressão atmosférica. Uma dessas histórias ficou bastante conhecida e portanto será contada agora.   


Otto Von Guericke, assim como era chamado o prefeito de uma cidade alemã de magdeburgo, realizou uma experiência pública para comprovar que existe a pressão atmosférica. Mandou construir dois hemisférios de cobre, com meio metro de diâmetro cada um. Unindo-os, ele formou uma esfera oca e, com uma bomba tirou quase todo ar de seu interior. Analisando que antes de retirar o ar os hemisférios eram facilmente separados pois a pressão era a mesma, dentro e fora da esfera. Mas quando o ar foi reduzido, a pressão do interior se tornou menor que a pressão do exterior. Essa diferença de pressão fez com que as esferas ficassem fortemente grudadas, necessitando de 16 cavalos (oito de cada lado) para separá-las.


Ainda neste século, algumas outras construções foram feitas. Uma delas foi o barômetro, inventado pelo físico italiano Torricelli, com o intuito de medir a pressão atmosférica.


Pegou um tubo de aproximadamente 1m de comprimento, fechado numa das extremidades. Encheu-o de mercúrio (Hg, metal líquido e denso). Tapou com o dedo a outra ponta e inverteu o tubo, mergulhou-o num recipiente que também continha mercúrio. Retirando o dedo, ele notou que o metal não desceu completamente do tubo porque a pressão atmosférica exercida sobre a superfície do mercúrio contido no recipiente não permitiu que todo o mercúrio saísse do tubo. 
A experiência foi realizada no nível do mar, então ficou convencionado:
1atm = 76cm Hg = 760mmg Hg

Um comentário: