domingo, 15 de abril de 2012

Trabalho escrito sobre a metodologia de ensino.


De acordo com o estudioso argentino Henrique Loedel, em um trabalho realizado há mais de trinta anos atrás, a aprendizagem escolar de Física se baseia em duas proposições. Uma delas diz que se o aluno conseguir reproduzir as experiências feitas em sala de aula na sua casa,  sua assimilação do conteúdo será mais efetiva. A outra diz respeito que a aprendizagem de um nova ciência é similar ao de uma nova língua. Portanto experiências serão realizadas em sala de aula pra o melhor aprendizado do aluno.


Aspectos são levantados em relação a essas duas proposições e conclusões afirmam que a primeira é educacionalmente importante pois ajuda a formar o cientista desde idades menores, desperta o interesse de aprofundamento sobre os assuntos, proporciona uma maior correlação dos assuntos aprendidos em sala e o coloca frente a uma situação do cotidiano. Da segunda proposição dá-se a entender que o aluno deve aprender o conteúdo de pouco a pouco à fim de gravá-lo com maior clareza em sua memória.


No ambiente escolar, o uso de recursos audiovisuais é bem visto pelos alunos pois conforme a tecnologia vai aumentando, todos nós temos que nos adequar a ela. De acordo com estudos feitos pelo professor Paulo Ricardo da Silva Rosa do Departameno de Física da UFMS, a interação na aprendizagem com recursos audiovisuais desenvolve a função simbólica no aluno, sendo um ótimo meio de dispersão de conteúdo.



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Uma referência bibliográfica deve ser usada apenas como referência, vocês fizeram cópia. Será necessário reescrever essa parte.

    ResponderExcluir